sábado, 19 de julho de 2008

ESCOVAÇAO

Os dentes são estruturas singulares no nosso corpo. São corpos sólidos, rígidos, feito de um material que nao descama (como a pele e mucosa por exemplo), mas que emergem de dentro do nosso corpo e se comunicam com o meio externo em uma cavidade povoada de restos orgânicos e microorganismos. Parece cena de filme trash, né?? Também acho. Agora, se a gente já tem que tomar banho para limpar a pele (que teoricamente descama, removendo com isso, algums microorganismos), imagina tudo o que temos que fazer para que essas estruturas rígidas fiquem limpas e livres de contaminaçao.
Não tem como: toda nossa boca é cheia de bactérias e não é necessário duas horas e meia bochechando listerine para ter uma boa saúde oral. Elas estão lá com um propósito e nem sempre nos fazem mal. Algumas bactérias são inclusive muito importantes, pois evitam que outras bactérias mais virulentas nos faça algum dano. Então, o grande triunfo na escovação é remover o que realmente interessa: que são as bactéias que causam cáries e danos gengivais (à princípio). Claaaro que eu sei que ninguém vai usar um microscópio de varredura pra ver onde essas bactérias estão. Então, escove, por favor, onde elas adoram se localizar: na borda das gengivas que faz contato com os dentes, em todas as superfícies dentárias e na língua.
Cada dente da nossa boca é como se fosse uma caixinha, feita de lados. E cada um dos lados de cada dente deve ser escovado. Não adianta o cara se matar limpando o lado de fora dos dentes, se nao limpa por cima ou por dentro; se nao passa fio dental
A escova limpa somente três dos cinco lados escováveis de cada dente: as faces externa (ou vestibular ou o lado de fora, qdo a gente sorri, aparece), a face interna (voltada para dentro da boca) e a face oclusal ou o lado que a gente mastiga. Além disso, só com o fio dental (fio, fita, linha, etc etc).
Eu costumo ensinar certinho como se escova, no consultório, com o paciente visualizando as faces dos dentes, a escova, os angulos. Sei que nao é fácil. Eu mesma aprendi a escovar direito os dentes quando tive que ensinar os pacientes, na faculdade...antes, acho que nunca ninguém tinha me dito nada sobre o assunto.
A internet está povoada de sites de boa escovaçao e dicas de angulos pra cada escova e tal. Eu acho que se você tem dúvidas, nada melhor que procurar o seu dentista: ele vai adequar o seu caso e resolver o seu problema individualmente. Não somos robôs feitos em série; apesar de sermos parecidos, temos muitas diferenças, principalmente quanto ao tamanho, número, angulacáo dos dentes, formato e aparência das gengivas e muuuuitos outros fatores.
Para vocês nao ficarem chupando o dedo, vou postar o link para um site da colgate onde vocês podem fazer uma escovaçao virtual nos dentes. Cena de filme trash de novo, hehehee...
Um beijo.
LINK PARA O SITE DA COLGATE: http://www.colgate.com.br/app/Colgate360/BR/Demo.cvsp

Um comentário:

Carol - Carolina disse...

PARABÉNS PELO BLOG!!! Tá lindo o blog e bem interessante essa iniciativa principalmente porque é imensa a necessidade de tornar cada vez mais público o conhecimento sobre o quento é necessário termos uma boa higiene bucal, as conseqüências da falta de cuidados e a diferença que um belo sorriso faz. Beijooooos Carol!!!